ONCE

domingo, 29 de maio de 2011

RATO-EYRAS

Esse trabalho foi um dos primeiros a ser feito dentro da série de "armadilhas" que desenvolvi durante a minha graduação em Pintura. A idéia da ratoeira vinha já na cabeça quando um comentário de um professor trouxe à tona a palavra "armadilha". De uma certa forma ela sintetizaria todo o conjunto de idéias que eu estava por desenvolver nos ateliês de pintura. Surgiria um pouco mais tarde então, o Armadillis inaturalis que durante mais dois anos e meios ganharia forma e conteúdo até se transformar na minha monografia.



As imagens não conseguem apresentar de uma forma verdadeira o que é a realidade das cores que estão aplicadas aos dois painéis. No primeiro o fundo amarelo limão faz um forte contra-ponto com o violeta aplicado à ratoeira (aconselha-se ao observador não colocar a mão pois ela está armada), tendo como isca uma moeda de 1 Real. O consumo proposto como uma armadilha criada pela sociedade.



Um outro grande chamariz (isca) para o consumo atual é sem dúvida o automóvel. Todo o tipo de vantagens e facilidades são oferecidas para se comprar um carro novo. Fico cada vez mais alarmado com o grande número de carros nas ruas. Reparem numa coisa: quantas obras estão sendo feitas na cidade e quantas dessas obras têm como objetivo principal melhorar o trânsito nos horários de pico, quantos carros são emplacados por dia e quantos dias leva para cada obra dessas ficarem prontas. Esse "caos" parece não ter fim.
No caso desse trabalho, a isca colocada na ratoeira não poderia deixar de ser um automóvel símbolo da sofisticação, luxo, esportividade e status. É claro que mesmo a miniatura foi bem escolhida e de qualidade incontestável entre os que conhecem de miniaturas.





Esses dois trabalhos fazem parte do díptico Rato-Eyras e foram feitos em 2008, utilizando painel de MDF revestido e preparado com latex, tinta a óleo e acrílica, colagem de objetos e modelagem, com formato final de 80 x 31 cm.


Nenhum comentário: