ONCE
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
PIRANHA
JAGUATIRICA
PEIXES SÃO FRANCISCO PASSOS II
PEIXES SÃO FRANCISCO PASSOS
Para as ilustrações do Guia de Peixes do Rio São Francisco (CEMIG-Empresa das Artes, 2006) trabalhei com as finalizações em lápis de cor, como já falei anteriormente. As tonalidades de fundo foram obtidas com aquarela preparada e aplicada com aerógrafo, fazendo uma máscara e procurando as nuâncias dos tons mais fortes. As referências fotográficas obtidas na fase de pesquisa foram então usadas para o detalhamento das espécies. Aí entrou também um minucioso "projeto" de cada uma delas para a reprodução do número de escamas, manchas e particularidades que as definem. Ao final dessa série de etapas coloco o trabalho finalizado.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
A VACA
sábado, 22 de setembro de 2007
BMW ART CAR
Fiz essa aquarela do BMW 320i pintado por Roy Lichtenstein, seguindo seu traço marcante relacionado com as histórias em quadrinhos dos anos 60, a busca pela simplificação da imagem e o uso das retículas. Existe um filme disponibilizado na web, com cenas da elaboração e execução do trabalho, além de tomadas na própria corrida em 1977.
OPALA 21
Para aqueles que curtiram os anos do automobilismo mineiro com provas no circuito externo do Mineirão (Autódromo Marcelo Campos), a imagem desse Opala ficou na memória. Era um carro preparado e deu trabalho para muito carrão importado da época, até mesmo para a famosa carreteira do paulista Camilo Cristófaro. Aqui no Mineirão o reinado absoluto do Opala 21, conduzido na maioria das vezes pelo mineiro Toninho da Matta, encerrou-se com o fechamento da pista após a última corrida em 1972. O carro foi "abandonado" e suas partes vendidas ou retiradas para preparação de carros de arrancada. A história conta hoje com algumas fotografias e a lembrança de quem assistiu às disputas desse clássico do automobilismo de competição brasileiro.
No meu atual processo de trabalho na Escola de Belas Artes, incluí alguns ícones do meu interesse pelo automobilismo. Um chamado "livro do artista" está em desenvolvimento, utilizando a técnica de aquarela sobre papel Fabriano. Em breve colocarei aqui uma imagem do Puma 38 com o qual Marcelo Campos fez fama no mesmo circuito.
domingo, 9 de setembro de 2007
PEIXES DO SÃO FRANCISCO II
Um dos motivos mais difíceis de ilustrar são os peixes. Primeiro que eles vivem em outro ambiente e se retirados da água perdem uma série de características importantes para o detalhamento das espécies, como disposição das nadadeiras. A cor também varia muito e principalmente o olhar. Quem não conhece a expressão "olho de peixe morto"? A grande maioria das espécies ilustradas para o Guia da CEMIG foi colocada em aquário e analizada nos mínimos detalhes. Alguns dias foram gastos entre a captura do indivíduo e a coleta dos dados, esboços, fotografias, etc. Todo o trabalho foi acompanhado meticulosamente pela equipe técnica (composta por cientistas especializados) que descreveu cada uma das espécies para o mesmo guia. Alguns dos trabalhos tiveram pequenas modificações e acertos mas no resultado a harmonia entre arte e ciência deve prevalecer.