ONCE

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MULUNGU (Erythrina verna)


Lá está o Mulungu, desprovido de folhas,
para quê se tem tanta flor vermelha,
acesas quando o sol vem de trás,
e devem "brigar" com o colorido
do bico do tucano, do peito do bem-te-vi.
Que bom ver o Mulungu florido
e ali, mais adiante, um Ipê amarelo,
pois o rosa e o roxo já foram
e o branco nem vi.
Mas corro para ver o Mulungu.
Acalma só de olhar.

6 comentários:

Luciana Lana Pinto disse...

Uma conhecida minha aqui nos Estados Unidos disse que sua idéia do Brasil é de muitas, muitas flores. Eu falei para ela do Ipê e da Quaresmeira, por exemplo, mas disse que em geral predomina o verde. Agora vou ter que contar para ela sobre o Mulungu :-)

Darwin Bruno disse...

Hola Fiote, gracias por esta entrada poética que nos regalas, hermosas fotografías ,. muy parecidas a la de mi país, que me llenan de nostalgia, al estar tan lejos de el. Miro y veo lo parecida de tu cultura con la mía, me produjo un gran placer visitarte y leerte. Voy a seguirte amigo, para continuar visitándote con tu permiso.Que tengas un gran día Fiote.

http://socialculturalyhumano.blogspot.com/

Izabel Carneiro disse...

Amo essa árvore...

Izabel Carneiro disse...

Amo essa 'arvore

Felipe Nicoliello disse...

Paulo,
É apaixonante ver uma Erythrina em flor, porque se despe das folhas e cria um lindo buquê de flores.

Luciana,
O Brasil é muito pobre em espécies ornamentais, com poucos exemplares, mas dentre elas a mais magnífica de todas, a Bougaivillea glabra, famosa Primavera, nativa somente no Brasil.
Em compensação nosso Brasil é riquíssimo em espécies arbóreas, com mais de 3.000 exemplares de diversas famílias. Essas árvores fornecem muitas sementes e frutos para alimentar a cadeia do ecossistema, mas nem todas tem floração expressiva, por isso sua ideia e de muitos brasileiros, que só temos verde. Mesmo assim, alguns de nossos representantes exibem muitas floradas consideradas magníficas como: pau-fava (Senna macranthera e sua família), Manacá-da-serra (Tibouchina mutabillis), Falso-barbatimão (Cassia leptophylla), Pau-rosa ou resedá nacional (Physocalymma scaberrimum), Jacarandá-boca-de-sapo (Jacaranda brasiliana), para citar algumas.

blogdofiote disse...

Puxa Felipe, além de entender de "felinos" também conhece bem sobre nossa flora...
Muito boa a pequena mostra de nossas árvores.
Obrigado pela participação.
Fiote