ONCE

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ILUSTRAÇÕES DEPOIS DAS SEIS

Esse cartão foi utilizado para um final de ano. Uma ilustração feita com aerografia, demandando uma série de mascaramentos e posteriores trabalhos em pincel. Foi tudo feito com naquim sobre papel Schöeler 6G. Nessa fiquei livre da marcação do layout. A imagem foi trabalhada diretamente com a arte final em formato A2. Uma das curiosidades atuais é saber se esse original ainda existe.

Uma carreta transportando o produto do cliente. Mesmo que as normas de transporte obrigassem o transportador a cobrir com uma lona a carga a ser transportada, cliente insistiu em colocar seu produto à mostra. Uma curiosidade que essa ilustração foi feita exatamente para um manual de transporte de cargas. Utilizei nanquim sobre papel Schöeler 6G. Alguns retoques e acabamentos foram feito a gouache. O formato original era A2.


As duas pranchas acima foram feitas para um layout de calendário. Foram utilizadas algumas imagens em xerox, nanquim, acrílica e gouache. A idéia original era da criação e da utilização dos materiais metálicos na confecção dos bens do consumo popular. Esse calendário nunca foi impresso e das doze pranchas planejadas somente essas duas foram "layoutadas".

Esse aí, com esse humor todo, nem precisa dizer que era eu (com um pouco mais de cabelo do que tenho hoje), pronto para ir embora da agência numa sexta-feira às 17:30, depois de ter ficado olhando o tempo passar durante todo o dia. Ainda deve ser comum: os clientes deixam para decidir se o anúncio vai ser publicado no domingo, exatamente às 17:00 da sexta. O contato gasta mais de 40 minutos para chegar à agência com todas as modificações que o cliente sugeriu (afinal ele é quem estudou publicidade). Aí te passam um "rought" para marcar e ser apresentado por fax ao cliente. Você espera até às 20:30 e então inicia a produção da arte final. Encomendam uma pizza para que você não se queixe da fome e, de madrugada, lhe dão o dinheiro pro taxi. Bom, era assim na minha época e acredito que não tenha mudado, apesar de toda a informática digital que é utilizada em agências hoje em dia. Mas a filosofia deve continuar a mesma. O "desensin" foi feito numa tarde de sexta, usando recarga de canetinha hidrográfica e papel SW, A5. Colei isso no meu biombo na agência.

Um comentário:

Nat disse...

Adorei as ilustrações, mesmo! Mais uma vez, geniais, parabéns! Beijos!