ONCE

domingo, 26 de outubro de 2008

A FORÇA DA MARCA

Sem dúvida alguma meu interesse pelos carros de competição faz com que sempre recorra a eles para um descanso de toda a "ideologia" que depositei no meu trabalho com os bens de consumo. Pensei em pintar a Ferrari 312 PB em preto e branco, utilizando uma foto que capturei na internet. A foto era preto e branco e então fui pintar tal qual ela estava. Não sei por que deixei a logomaraca "Ferrari", que aparece na lateral do carro, para pintar por último. Aí veio a interrogação: e se eu colocasse cor nessa logomarca? Depois de algumas experiências e conversas decidi realmente pintá-la a cores. Com isso o olhar ficou totalmente "roubado" pela marca, pela grife, pelo que vende, que promove o consumo. Resultado: a tela passou a integrar a série de armadilhas também. Outra relação que foi apontada pelo meu professor, Mário Zavagli, é que junto da lata de refrigerante, esse trabalho também tinha como base o preto e branco com mais uma cor (isso em uma linha mais generalizada). Começa então mais uma associação entre os trabalhos que vão fazer parte da série.
A Ferrari 312 PB foi fotografada durante os 1000 km de SPA-Francorchamps com o piloto Jack Ickx. A pintura é óleo sobre tela com 80 x 120 cm.

Nenhum comentário: