ONCE

terça-feira, 26 de julho de 2011

GANDARELA - O COMEÇO


O início da idéia foi numa mesa de boteco, esperando o tempo passar para ir buscar uma bateria, e tomando dois chopps. Já havia pensado em fazer um desenho do Espinhaço e a proposta de fazer o "Gandarela" acabou entrando dentro desse projeto e mais: acabou se tornando o piloto de um projeto que vem a seguir com as imagens da Piedade, do Caraça e de uma pequena faixa do Espinhaço próximo a Nova União.

Esse esboço inicial de como faria o "Gandarela" mostra bem como a evolução de um trabalho percorre os caminhos da mudança. Inicialmente havia pensado em três pranchas de 60 x 90 cm (mais sensato se formos observar o tempo disponível), no papel Super White e com vidro anti-reflexo. Bom, cresci o tamanho das pranchas para 74 x 109 cm (medida estranha essa), alterei o papel para o Fabriano 200 g (comprei um rolo de 1,5 x 10,0 m - acabei dividindo com o amigo Sabará) e o vidro vai ser o comum mesmo. A idéia do desenho, originalmente pensado em fusões, também mudou e na próxima semana já tenho uma imagem fechada dessa primeira prancha.

A imagem inicial é uma fotografia do também amigo Paulo Baptista, uma panorâmica do Sinclinal do Gandarela, com a Serra do Caraça ao fundo. Abaixo a imagem original me passada pelo Paulo e que serve como referência para a prancha 1.


Trabalhei alguns contrastes e escureci um pouco as três imagens transformando-as em preto e branco para ter uma maior proximidade com a imagem que estaria em construção no desenho. Fiz a opção por não definir nada acima da linha do horizonte pois o foco que eu pretendo está direcionado para a Serra.


É claro que o resultado vai aparecendo e de uma certa forma, indicando um caminho paralelo ao que se pretendia seguir até um resultado final. Por diversas vezes apareceram soluções interessantes que não estavam programadas e nem referenciadas nas fotos. Numa recente ida à Serra pude respirar um pouco da atmosfera grandiosa que envolve essas montanhas com muita água, muita mata ainda, e que corre o risco de ser completamente destruída pela atividade mineradora (ver http://www.aguasdogandarela.org/).


Um comentário:

Luciana Lana Pinto disse...

Paulo,

Você tem falado em "under pressure", "apesar do pouco tempo", mas acredito que você não explicou o porque da pressa... Até busquei nas postagens antigas e não encontrei uma explicação. Tem alguma exposição vindo aí?
No mais parabéns desde já pelo projeto. Me faz lembrar quando fomos à fazenda da Laura(?) e você, com uma incrível facilidade, começou a desenhar a paineira que estava logo ali :-)

Um grande abraço,

LU.