ONCE

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

TUCANO SOLTO

Lá no Barreiro do Araxá tinha um Tucano no viveiro do hotel. Eu ficava sentado alí, pensando o quanto aquele bicho queria ir embora quando via toda aquela "tucanada" voando solta pelo mato. E olha que era muito tucano. Um dia, 5:30 da manhã, contei 17 numa árvore só. Outro dia um voou no contra-luz do poente. Seu bico ficou quase que incandescente. Inesquecível aquela tarde no Barreiro.
Fiz essa ilustração com pastel seco (Talens) sobre papel gouache. Um pouco fora do meu estilo mas o trabalho com esses materiais são interessantes para abrir novas possibilidades. O bom do pastel é a mistura e as tonalidades que vão aparecendo. A sobreposição do branco numa cor mais escura nos dá uma luz mais suave.

3 comentários:

Paula Calixto disse...

Olá! Seus trabalhos são maravilhosos! Pena que sou do Rio de Janeiro e não possa desfrutar de suas aulas de ilustração.
Sou bióloga e estudo ilustração científica na UERJ. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se vc poderia me ajudar?
Onde poderia conseguir o seu e-mail?

Anônimo disse...

Grande Fiotte, vejo em seus trabalhos suas paixões, e neles refletem um artista nato. DEUS deu este dom para ti e não foi por acaso, meus parabéns..

Abraços de seu amigo

Vitor

Unknown disse...

Ei Fiote, hoje consegui entrar e visitar o seu blog. Como não deixar um comentário inspirado no tucano solto, no azul pastel mais lindo que já vi?
Deu até vontade de voar.

Bjs
Carinho, da amiga de sempre
Ana