ONCE

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

PORSCHE 917 1970

Um dos carros mais carismáticos no automobilismo de competição, o Porsche 917 praticamente "detonou" a concorrência nos campeonatos de marcas nos anos de 1970 e 1971. A hegemonia foi tão grande que os regulamentos foram mudados para 1972, vetando a participação dos motores de 5 litros que equipavam essa fabulosa máquina.



O modelo acima retrata o Gulf 917 K , "Kurz" (curto), que venceu as 24 horas de Daytona em 1970. Fiz esse modelo scratch, utilizando partes do kit da Heller. A carroceria foi toralmente esculpida em plástico e massa poliester. A janelinha na "testa" da capota foi aberta apenas para essa prova, uma solução para o piloto ter visão nas curvas inclinadas do circuito americano.


Na sua primeira participação em Le Mans a Porsche não obteve êxito. Foi em 1970, com o carro da Salzburg Porsche, que o 917 obteve sua primeira vitória nas 24 Horas. A corrida foi realizada com muita chuva, e os carros favoritos acabaram quebrando ou batendo, deixando o #23 de Hermann/Attwood em primeiro lugar já na metade da prova. A constância e eficiência do carro levaram a dupla ao primeiro lugar e à vitória histórica para a fábrica alemã. O modelo foi montado com base no kit Heller utilizando decais da Fred Cady.



Um comentário:

ctorres disse...

Só uma palavra descreve esse modelo. MAGNÍFICO. Parabens!!!