ONCE

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

917 - TÉCNICA MILENAR


Uma das técnicas de pintura mais antiga, a encáustica é feita com base na cêra de abelha, cêra de carnaúba e soLventes como a terebentina e o óleo de linhaça. A pigmentação é feita com pó de várias cores e as misturas vão oferecendo os tons que se quer trabalhar. O processo requer uma preparação sistemática do material e, até certo ponto, pode ser perigosa pois trabalha-se com todo um sistema de aquecimento em banho-maria. Depois das "massas" de tinta aplicadas faz-se a "queima" para uma maior uniformidade e fusão na superfície. Pode-se conseguir resultados interessantes pela textura final. O que era feito na antiguidade pode ser visto nos desenhos de fayum (veja google), onde retratos fiéis eram afixados nas câmaras mortuárias e sarcófagos das celebridades.
As pinturas acima foram feitas com inspiração nos Porsches 917 que correram as 24 Horas de Le Mans em 1970, em painel de MDF revestido com tecido de algodão e preparado com latex acrílico, formato 45 x 55 cm.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado Paulo.
Eu começei a ilustrar profissionalmente com técnicas tradicionais e com o tempo fui as deixando um pouco em segundo plano.
Mas é um prazer que não se tem no computador. Molhar o pincel e golpeá-lo para mim não tem igual.
Oque faço muito hoje em dia é desenhar no papel ou desenhar e pintar diretamente no computador utilizando uma mesa digitalizadora.
Dan Palatinik eu também acho demais.
Eu uso muito recursos digitais hoje em dia mas sempre é muito semelhante ao tradicional.
Conhece o Painter?

Um abraço
Patrick

Anônimo disse...

Onde comprar terebentina?

Aqui:

http://www.quinari.com.br

Abraços.