ONCE

quinta-feira, 21 de julho de 2011

"EMPURRÕES"



Tomei a liberdade de buscar essa foto no http://letraspedacos.blogspot.com/ pois vejo na prática o quanto esse nosso código de trânsito é pouco conhecido pelos que adquirem o direito de dirigir um carro apenas passando em um exame pouco eficaz. É impressionante a quantidade de "empurradas" que levo de vez em quando, como se eu não existisse. Outro dia perguntei a um instrutor de auto escola se ele conhecia esse "detalhe" do código de trânsito e ele argumentou que ali onde eu estava não existia faixa de ciclista... Uai! é por isso mesmo que existe essa distância estipulada pois se existisse a chamada "ciclovia" o carro não poderia entrar nela. Mas num sistema no qual até mesmo a PM estaciona suas viaturas sobre o passeio ou faixas (existe uma tal de acessibilidade), obstruindo a passagem de pedestres, seria pedir demais a um instrutor de auto escola que ele conhecesse o código de trânsito. É mesmo um sistema amoral...

Aproveitando, indico uma pequena leitura no blog do artista Carlos Vereza (http://carlosverezablog.blogspot.com/2011/07/marcha-re.html).


4 comentários:

Sergio disse...

Caro Fiote,

Os nossos instrutuores de auto-escolas não ensinam a dirigir e muito menos informam sobre as nossa leis de trânsito. Eles apenas ensinam aos candidatos a motoristas como passar no exame de rua para conseguirem a carteira de habilitação.

Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia disse...

Fiote, fique a vontade com as fotos que encontrar no meu blog. Esta foto peguei de um colega no facebook - tem ampla divulgação e estava sem os respectivos direitos autorais... Gosto de "conversar com vc", risos

blogdofiote disse...

Pois é, nossos ciclistas estão mesmo precisando de mais respeito, mais espaço no trânsito. Por parte dos motoristas e mais ainda por parte dos próprios ciclistas. É aquela velha história de respeitar para ser respeitado.
Um casal de amigos esteve em Paris recentemente e utilizou o sistema de aluguel de bicicleta que funciona em diversos locais da cidade. A pista preferencial para as bikes é nada menos que a pista dos ônibus. Mas não se vê um ciclista sem capacete, nem motorista de ônibus "empurrando" as bicicletas. Estas fazem parte da cultura européia.