Tomei a liberdade de buscar essa foto no http://letraspedacos.blogspot.com/ pois vejo na prática o quanto esse nosso código de trânsito é pouco conhecido pelos que adquirem o direito de dirigir um carro apenas passando em um exame pouco eficaz. É impressionante a quantidade de "empurradas" que levo de vez em quando, como se eu não existisse. Outro dia perguntei a um instrutor de auto escola se ele conhecia esse "detalhe" do código de trânsito e ele argumentou que ali onde eu estava não existia faixa de ciclista... Uai! é por isso mesmo que existe essa distância estipulada pois se existisse a chamada "ciclovia" o carro não poderia entrar nela. Mas num sistema no qual até mesmo a PM estaciona suas viaturas sobre o passeio ou faixas (existe uma tal de acessibilidade), obstruindo a passagem de pedestres, seria pedir demais a um instrutor de auto escola que ele conhecesse o código de trânsito. É mesmo um sistema amoral...
Aproveitando, indico uma pequena leitura no blog do artista Carlos Vereza (http://carlosverezablog.blogspot.com/2011/07/marcha-re.html).
4 comentários:
Caro Fiote,
Os nossos instrutuores de auto-escolas não ensinam a dirigir e muito menos informam sobre as nossa leis de trânsito. Eles apenas ensinam aos candidatos a motoristas como passar no exame de rua para conseguirem a carteira de habilitação.
Fiote, fique a vontade com as fotos que encontrar no meu blog. Esta foto peguei de um colega no facebook - tem ampla divulgação e estava sem os respectivos direitos autorais... Gosto de "conversar com vc", risos
Pois é, nossos ciclistas estão mesmo precisando de mais respeito, mais espaço no trânsito. Por parte dos motoristas e mais ainda por parte dos próprios ciclistas. É aquela velha história de respeitar para ser respeitado.
Um casal de amigos esteve em Paris recentemente e utilizou o sistema de aluguel de bicicleta que funciona em diversos locais da cidade. A pista preferencial para as bikes é nada menos que a pista dos ônibus. Mas não se vê um ciclista sem capacete, nem motorista de ônibus "empurrando" as bicicletas. Estas fazem parte da cultura européia.
Postar um comentário