ONCE

sábado, 27 de agosto de 2011

ENTRE LIVROS


Com a orientação de Giovanna Martins, Entre Livros mostra o trabalho em aquarela de 10 artistas e seus Livros, um registro de imagens e cores elaborados no decorrer do semestre passado. Vale uma conferida, na Rua Tomé de Souza, 815 - 2 andar, até dia 3 de setembro.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PLANTA-SE OUTRA NO LUGAR


Era uma árvore bonita, frondosa. Ocupava o passeio todo. Mas era uma árvore. Longe das redes de energia elétrica que passam lá do outro lado da rua. Ah, mas alguém não gostou dela ali. Talvez a sombra incomodasse, não sei. O fato é que hoje ela continua ocupando o passeio do mesmo jeito. Mas já não é uma árvore. Agora realmente só está lá para ocupar o passeio.


20 cm de tronco. Foi colocada no lugar para substituir uma outra que seria arrancada. Mas a administração pública só autorizou o corte da outra depois que a muda dessa aí estivesse completamente pega. Então, em menos de 8 anos, vieram e cortaram a muda pega, crescida, como se vê na foto. Dizer que "planta-se outra no lugar" é o mesmo que admitir que se corte uma mata inteira e depois "planta-se outra no lugar".



Quero saber se alguém pode me explicar o significado do termo "meio ambiente".


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CAMPO FELIZ 70



Depois de alguns muitos trabalhos, provas, modificações e mais provas, a tiragem de Campo Feliz 70 está em andamento. Enviei as duas primeiras cópias para o amigo Beppe Vitale em Palermo, na Sicília, e ele entregou uma delas ao piloto Nino Vaccarella (foto) que disputou a Targa Florio em 1970 com a Ferrari 512 S juntamente com Ignázio Giunti. A imagem que trabalhei nessa gravura foi baseada em uma foto de Vaccarella durante uma das passagens pela localidade de Campofelice. Vaccarella participou de inúmeras edições da Targa assim como das 24 Horas de Le Mans e outras tantas provas dos campeonatos de marcas nas décadas de 60 e 70.
Para mim foi uma satisfação receber essa foto que compartilho. Segundo o amigo Beppe, Vaccarella ficou surpreso de ter admiradores fora da Itália.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PRANCHA 3 DO "GANDARELA"



Não reparem no tamanho do lápis.



Grafite e lápis de cor sobre papel Fabriano 200 g. 110 x 75 cm, agosto de 2011.

ATELIER KAYAB - IDENTIDADE



É com muito prazer que faço a divulgação da exposição Identidade, mostra de inauguração do Atelier Kayab em Congonhas do Campo. O espaço é o atelier particular do artista plástico Tales Sabará e propõe uma série de realizações para incentivo, desenvolvimento e divulgação das artes plásticas, claro, sempre com o brilhante e dedicado trabalho do amigo Sabará. Uma boa fugida a Congonhas no dia 25 de agosto.

sábado, 13 de agosto de 2011

MISSÃO: GANDARELA - SEMANA DA FOTOGRAFIA



Aproveitem e confiram o link http://www.youtube.com/watch?v=W3a2E7znnnk

GANDARELA - DETALHE PRANCHA 2



Vejo as formas, procuro os volumes, apenas no traço, na sobreposição das linhas. Troco o lápis para ganhar mais valor, para que o escuro apareça da luz. Viajo um pouco nesse tapete amarrotado e começo a sentir o quanto esses vales me trazem à vida. Desço e subo as montanhas e canso o corpo, às vezes a mente. Escuto agora o vento e sei que pouco mais tarde vem a chuva.



Detalhes da Prancha 2 do Tríptico Gandarela em 13 de agosto de 2011.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

HISTORIA DA GRAVURA NA ARGENTINA



Trabalhos de Carlos E. Pellegrini

No link acima acesse o blog do argentino Luis Seibert e encontre ali um apanhado geral do desenvolvimento das artes gráficas e da gravura na Argentina, vários aspectos sobre os primeiros gravadores, os artistas viajantes, e trabalhos por eles realizados. Muito interessante.



Acima uma gravura de Luis Seibert, um Ex-Libris feito em seu atelier com criação e produção dele próprio. Ha também cartões especiais e todo um mostruário de aparatos para quem curte um charme diferente para os livros. Os contatos podem ser feitos por intermédio do link que esta na minha lista de blogs ao lado.


domingo, 7 de agosto de 2011

ONCE!

"When Your Mind's Made Up"
Once in a time that could be forever, or never.
Once in a dream that should be lived in life.
Once in a wish or in a whisper, in a touching of skins in feelings...
Once always!


foto: the ruins of Foncebadon in the Pilgrims Way to Santiago

sábado, 6 de agosto de 2011

UM SONO EMBALADO



Era tudo que eu queria agora. Sons de grilo, coruja e curiango. Um quati correndo em volta da barraca. Nada de desconforto. O isolante e o sleeping bag garantem um aconchego com a noite na beira da cachoeira. A imagem do que passa la fora vem do dia, da luz que transpassava a água.
Se esfria um pouco tomo uma canaca de chá ali da garrafa. Um bailado de arvores conduzido pelo vento que sopra leve, apenas para fazer dançar e remexer as folhas e fazer sonhar me mais.

TRÊS DE UM PAR PERFEITO



Se fosse King Crimson poderia ser algo parecido com three of a perfect pair.

O Tríptico Gandarela segue agora na sua última etapa: finalizar a prancha 2. As duas imagens laterais já estão finalizadas e montadas nos chassis. O tempo gasto na prancha 3 foi de 8 dias e uma grande ajuda foi a aquisição de um set de lápis novo(Toison D’Or). Essa imagem tem a mesma medida da primeira, 110 x 75 cm.

Esse trabalho fará parte da Missão Gandarela, dentro de um evento que acontece no Centro Cultural 104, na Praça da Estação – Belo Horizonte, de 17 a 20 de agosto. Com trabalhos variados dentro da área da fotográfica, a Missão Gandarela mostra imagens relacionadas com a preservação de uma das áreas mais interessantes na região de Rio Acima, Raposos, Caeté e Barão de Cocais, abrigando mais de 1000 nascentes e uma longa extensão de Mata Atlântica. Maiores detalhes sobre o Movimento em Favor da Criação do Parque Nacional da erra do Gandarela pode ser conseguido no endereço http://www.aguasdogandarela.org/

No alto, detalhe do terceiro painel com a parte meridional da Serra do Caraça ao fundo. Aqui em baixo os dois painéis laterais. Muita labuta!!!!!!!!!!!




sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AQUARELA BOTÂNICA





A Ilustração Botânica é um dos temas mais fascinantes para se trabalhar em aquarela.
A ilustradora e artista plástica Márcia Franco ministra a partir de 15 de agosto, um Curso de Introdução à Aquarela Botânica, como curso de extensão da Escola Guignard - UEMG.
Todo o processo de trabalho, desde a observação atenta do modelo natural até o tratamento em aquarela, terá um enfoque na prática dos exercícios e trabalhos desenvolvidos no curso.
Maiores informações podem ser conseguidas no telefone indicado no cartazete acima.

IMPERDIVEL - MOSTRA EM SÃO PAULO




De 10 de agosto a 3 de setembro - AM Galeria Horizonte - São Paulo
Mostra litografias de Amilcar de Castro e aquarelas de Mário Zavagli.
Posso dizer que tive a honra e o prazer de conviver um pouco com esses
ilustres professores, tanto na composição e cor que o Amilcar passava,
tanto na transparência e fluidez das aquarelas do Mário.
É sem dúvida uma grande oportunidade de ver esses trabalhos juntos.
Quem puder, não deixe de ir.