ONCE

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O PALHAÇO

O Palhaço não veste fantasia, se esconde atrás do nariz vermelho. Vai à escola sem aula, ao picadeiro metafísico conduzido pelo elemento químico. O Palhaço empresta o nariz ao tigre, ao leão e até ao anão. A qualquer um que queira usá-lo. Pinta e não borda. Chora e não faz rir. O Palhaço distribui a carapuça e não espera aplausos.


“Auto Retrato Desdobrado com Nariz de Palhaço” – FIOTTI, Paulo. Pintura digital formato diverso, 2010.
Obs: qualquer semelhança com fatos de vida real é mera coincidência.

"E" PROIBIDO

Cyril Overdive é artista plástico formado em Londres pela EBAA – Ego British Academy of Arts. Em seus últimos trabalhos a nova tendência de utilização das imagens digitalizadas, agregadas às interferências virtuais não tão virtuosas, mas que exprimem a total falta de tempo que a vida impõe ao artista e ao mundo que cada vez mais fica limitado a um enorme conhecimento sobre cada vez menos assuntos de interesse real à sociedade como um todo. E assim se fazem os mestres, os doutores, os pós-doutores que se aprofundam num grão de trigo (é um pouco maior que o de arroz, ou o de areia) com resultados que só interessaram a eles próprios. Nesse ponto Cyril apresenta duas obras digitais que sofreram um mínimo de interferência, mas que demonstram muito bem o que é o arcabouço teórico no qual a arte está inserida. Talvez as próprias peças sejam reflexos da hipocrisia que a sociedade mergulhou nos últimos cinqüenta anos onde tudo o que se faz é quase nada do que se fala. Esses contrastes e incoerências são facilmente encontrados no dia a dia e ninguém se dá conta deles. Para o artista, “... é próprio da arte, que se sobrepõe a qualquer tipo de veto.”



quarta-feira, 19 de maio de 2010

SÃO APENAS NÚVENS

No alto, sob o sol, à sombra, escurecidas pela noite, delineadas pela lua. Massas densas, imagens leves que projetam sonhos. Fantásticas!
Fotografia feita na região de Araçaí - MG.

A PASSAGEM


A Passagem. Passagem que pode te levar de ônibus, navio, trem, avião, transporte. Passagem que pode te deixar entrar num outro lugar, num outro mundo. Achar a passagem, o estreito caminho... Das pessoas que descem, ou sobem, a rua. Que vão para outra dimensão.
A passagem dos tons que vão do claro para o escuro,do frio para o quente. Dos tons que sobem do mi ao sí, sem bemol, sem sustenido.
Só, por um instante, de passagem. Sempre.
Estou finalizando duas etapas do tríptico A Passagem, aproveitando a porta entreaberta de uma capelinha para deixar entrar a luz, a propagação gráfica dessa luz e sua transformação na paisagem lá do Cipó. Esse trabalho faz parte do Armadillis inaturalis e segue algumas das referências tiradas do Dark Side of the Moon.
É toda pintada em acrílica sobre tela com formato final de 0,80 x 2,80 m.


sexta-feira, 14 de maio de 2010

O FUNERAL DA MANHÃ DE HOJE

O Palhaço levantou como de costume, às 5:00h, deu de comer aos Gatos da Casa, foi ao banheiro e depois ligou o computador. Abriu a janela ao clarear o dia e lá estava o pequeno bichano rajado, inerte à beira da calçada. Desceu, arrumou uma caixa e enfiou o pequenino lá dentro. Amarrou e colocou na mochila. Levou ao bosque, sem cortejo mas com sol brilhante. Uma manhã brilhante! A manhã do funeral do gato desconhecido. Cavou, ficou com a mão doída e o pensamento lá em casa, nos Gatos da Casa. Fez o que tinha que fazer. Foi almoçar mais tarde. comeu bolo de sobremesa. Retornou à casa.
Nessa manhã, junto com o gato desconhecido, enterrou outras imagens que foi juntando com o tempo.

Miragens


Ilustração: Izquierdo brown