ONCE

quarta-feira, 31 de março de 2010

LOTUS 72D EM ANDAMENTO

Durante o Carnaval, em São Gonçalo do Rio das Pedras, na Cachoeira da Rapadura, adiantei a aquarela da lotus 72 D. Agora falta pouco mas ainda é preciso um tempo sobrando para dedicar à essa finalização. Em breve estaremos vendo ela pronta por aqui.

sexta-feira, 19 de março de 2010


As imagens acima apresentam um pouco do processo da aquarela. Etapas sucessivas vão transformando as corres que se formam a partir da sobreposição de camadas de tinta. Um pouco de paciência, só.
Em breve coloco essa peça finalizada. Uma curiosa coincidência nesse trabalho e naquele mais abaixo da Ferrar 312 PB: os carros correram as temporadas de 1972, foram campeões e este aqui, ainda tem a designação 72D. Alguma coisa acontece com essa época que me leva sempre a buscá-la na memória. Mesmo em relação aos trabalhos anteriores que tinham uma ligação com o disco Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, que foi concebido em 1972 e lançado em 73. Esse talvez seja um dos pontos que vou abordar em meu TCC, agora neste último semestre na Escola.




O DKW Malzoni foi o carro que deu origem à Puma GT. Utilizava uma mecânica DKW de dois tempos e era inteiramente construído em fibra de vidro, leve e veloz, proporcionando inúmeras vitórias nos campeonatos brasileiros de automobilismo em meados dos anos 60.
O desenho acima foi feito em grafite e vai servir de base para uma série de gravuras em metal que pretendo iniciar no segundo semestre de 2010 quando termino o bacharelado em pintura e dou início às atividades na gravura. Essa imagem vai ser transferida para uma chapa emulsionada com uma mistura fotosensível, depois gravada e corroída para gerar a matriz. Então pode-se fazer um certo número de cópias com o mesmo detalhamento do desenho.
O carro representado é o quase vencedor das Mil Milhas Brasileiras de 1966 (uma boa história dessa prova no http://www.obvio.ind.br/As%20mil%20milhas%20de%201966%20-%20equipe%20Vemag.htm), pilotado pela dupla Emerson Fittipaldi/Jan Balder.

O GATO SOL




Essa foto fiz quando estava em Ouro Preto, numa manhã de Páscoa, cinzenta e fria como quase todas as manhãs em Ouro Preto. Cantarolava na hora uma música do Jethro Tull, "The Mouse Police Never Sleeps", e a última frase da canção dizia "...warm-blooded night in a cold tile." Foi o título que dei à pintura, feita em aquarela no papel Fabriano.
A idéia de deixar o gato mais diluído veio do amigo Tales Sabará e as composições de linhas, triângulos e tons foram estudaddas junto ao mestre Mário Zavagli. A pintura foi feita para uma amiga e, como ela é peruana, a início o nome era El Gato Sol, por causa da Festa do Sol que acontece no Peru, por causa dos filtros de solarização que imprimi à imagem original, incluindo esse trabalho na linha dos trabalhos da série Fast Lisergy. Um gato, rápido, astuto,...
Assim nasceu WARM BLOODED...






O ITAMBÉ

Com seus 2022 m de altitude, o Pico do Itambé eleva-se na Cordilheira do Espinhaço próximo ao Serro, mais precisamente no município de Santo Antônio do Itambé. Fiz recentemente uma foto, desde a estrada que liga São Gonçalo do Rio das Pedras a Milho Verde, e estou trtabalhando a imagem na aquarela, utilizando o mesmo papel Arches Satiné que usei na "Piedade". Já me falaram várias vezes que "o Itambé tem uma ponta!". É pode até ter uma ou várias, dependendo do local de onde é visto. Sei que o meu é assim mesmo, sem a tal da "ponta", e na mesma configuração que vejo desde a Serra do Raio, do Capivari, da Serra da Bicha, lugares por onde passei quando subi ao alto da Montanha. Hoje existe um "Parque Estadual" decretado e que, como sempre, carece de muita estrutura e direcionamento na utilização pelos visitantes. Tá tudo muito bonito, no papel. E no papel vou terminar a aquarela.

"DAYTONA 312 PB"

Essa imagem foi trabalhada a partir de uma foto solarizada em P&B. Fiz algumas alterações para o trabalho em aquarela e decidi dar cor ao carro, a Ferrari 312 PB de Ickx nas 24 Horas de Daytona em 1972. O papel utilizado foi o Fabriano 100% Cotton e a grande parte cinzenta, com os "fantasmas" foi feita em tons de Payne's Grey. Todas as tintas utilizadas são Rembrandt.